sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sobre os escândalos de corrupção na prefeitura de Campinas

Conceder e terceirizar serviços públicos à iniciativa privada é a nova forma petista de privatizar. Nesse quesito, a prefeitura de Campinas administrada, pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e o vice Demetrio Villagra (PT), se mostraram bem à frente do resto do país.
A SANASA (empresa municipal de saneamento e abastecimento de água da cidade de Campinas) é empresa pública municipal com capital misto. Vários de seus serviços prestados à população são feitos por empresas terceirizadas. Isso por si só já é uma coisa que os trabalhadores devem repudiar e lutar contra. Mas a administração de Helio/Villagra foi além, todos os contratos de serviços e execução de obras de responsabilidade da SANASA foram superfaturados e sobre-taxados para recolher recursos da propina que Hélio, através de sua esposa e chefa de gabinete, arrecadava juntamente com uma verdadeira quadrilha que reunia 5 secretários municipais e o vice-prefeito.
Esse escândalo de corrupção que assola a cidade de Campinas está sendo apurado pela Câmara Municipal, composta por vereadores que em sua grande maioria são base política do prefeito Hélio.
Não será com a câmara corrompida e subserviente a Helio que vamos apurar e punir a corrupção na administração municipal.
Não será com a oposição de direita do PSDB e do DEM que vamos ter uma verdadeira investigação desse escândalo de corrupção.
A CSP-Conlutas defende que somente a mobilização dos trabalhadores de Campinas e região é capaz de derrubar o prefeito e toda a sua quadrilha.

Chamamos todos os sindicatos, associações de moradores e toda a população de Campinas e se mobilizar pelo Impeachment do prefeito e de toda a sua administração.

Contra a privatização dos Aeroportos

Com a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpiadas de 2016, os governos, os empresários do setor produtivo e financeiro falam em alto e bom tom: precisamos melhorar a infraestrutura e a logística do país. Disso, os trabalhadores todos sabem e tem acordo, porém, o grande capital usa essa análise para ir mais além e afirmar que esses investimentos para reestruturar, aparelhar e reconstruir as estradas, rodovias, portos e aeroportos, podem até ser recursos públicos, mas, a administração tem que ser privada.
Se no governo Collor e FHC se privatizava com leilões nas bolsas de valores, no governo de Lula e agora de Dilma, a privatização é feita através de terceirizações e conceção de serviços públicos ao setor privado.
Isso já está servindo de argumento, para através de Parcerias público-privadas o governo brasileiro conceder a administração dos aeroportos brasileiros a iniciativa privada.
A CSP-Conlutas vem denunciar mais esse ataque aos trabalhadores: isso é privatização.
Entendemos que a privatização e a entrega do patrimônio público ao capital, é um ataque que todos os trabalhadores devem lutar contra.
Petróleo, siderurgia/metalurgia, telecomunicações, educação, saúde, saneamento, mineração, estradas, portos e aeroportos são setores estratégicos de qualquer país, e no caso brasileiro, todos esse setores já foram privatizados e/ou terceirizados.
A proposta de privatização dos aeroportos que está sendo construída pelo governo federal é na verdade a entrega do que resta de responsabilidade do poder público para com o setor de transporte aéreo no Brasil.
A CSP-Conlutas é contra a privatização dos aeroportos.
Que a Infraero seja a única a administrar e prover financeiramente todos os aeroportos!
Defendemos a extinção da ANAC.
CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular (Campinas e Região).

Moção em solidariedade e apoio a greve dos bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

A CSP-Conlutas de Campinas e Região vêm a público se solidarizar e apoiar a mobilização e a greve do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Entendemos que o pagamento dos juros das dívidas externa e interna retiram todos os recursos públicos de nosso país e os envia para os países imperialistas, com isso, não apenas os investimentos em infraestrutura, mas também o pagamento e a estruturação da carreira de todo o funcionalismo público é prejudicada com a retirada desses recursos.
A mobilização e greve dos bombeiros militares do Rio de Janeiro é parte da luta de todos os trabalhadores brasileiros e em especial do serviço público, pois, esse seguimento é um dos mais prejudicados com as políticas governamentais de corte e arroxo salarial.
Os bombeiros do Rio iniciaram uma mobilização que tem apoio de uma grande parcela da sociedade carioca e brasileira, mostraram que com os R$ 950 reais que recebem (um dos menores salários de bombeiros do país) não conseguem viver com as condições básica de um trabalhador.
Estão enfrentando o governo autoritário e anti-democrático de Sergio Cabral (PMDB) que reprimiu o movimento e mandou prender 439 bombeiros em um ato de extrema violência contra os manifestantes.
Com a força do movimento, esses companheiros já foram libertados, mas já estão respondendo processo militar que pode levar a exclusão do quadro de bombeiro.
A CSP-Conlutas defende:
· Reajuste imediato para R$ 2400,00 o salário inicial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro;
· Anistia ampla e irrestrita a todos os bombeiros que participaram das mobilizações;
· Direito de greve e livre organização sindical aos bombeiros;
· Desmilitarização do Corpo de Bombeiros.
CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular (Campinas e Região)